spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veto do governo evita aumento de até R$ 7 bilhões na conta de luz

Date:

O governo federal anunciou na última quinta-feira (13) que vai vetar um trecho polêmico da medida provisória que trata do setor elétrico. O ponto em questão previa que usinas de energia solar e eólica recebessem pagamentos sempre que fossem obrigadas a reduzir a produção de eletricidade por decisão das autoridades.

Especialistas alertam que essa regra poderia gerar um custo extra de até R$ 7 bilhões na conta de luz dos consumidores. A estimativa foi feita pela Abrace, associação que representa grandes empresas de energia, que apoia o veto.

A emenda que incluiu o pagamento foi proposta pelo deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) durante a votação na Câmara. Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até 24 de novembro para decidir quais trechos da medida provisória serão sancionados e quais serão vetados.

O relator da MP no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), criticou a inclusão do dispositivo, afirmando que ele beneficiava interesses de grupos específicos em detrimento do interesse público. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também comentou que a aprovação da medida refletiu pressões de setores econômicos, em vez de focar na segurança e no equilíbrio do sistema elétrico.

Além das usinas solares e eólicas, a medida mantém benefícios a uma usina a carvão do grupo J&F. O país continuará comprando energia dessas plantas até 2040, conforme contratos existentes desde dezembro de 2022.

Em resumo, o veto anunciado pelo governo busca proteger os consumidores de um aumento bilionário na conta de luz, enquanto mantém parte das regras que já estavam em vigor para outras usinas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Roosevelt Vilela amplia influência e desponta como principal referência entre as forças de segurança do DF

Um levantamento exclusivo da Exata Opinião Pública, realizado ao...

DF reforça campanha de vacinação com 52 pontos neste sábado

Neste sábado (17), moradores do Distrito Federal poderão se...

GDF amplia sinalização urbana e instala 50 mil placas em todo o Distrito Federal

Quem circula pelo Distrito Federal já nota uma mudança...

Blocos do DF Folia 2026 têm lista de inscritos divulgada pela Secec-DF

O DF Folia 2026 entrou oficialmente na fase de...