spot_imgspot_img

Vacinação antirrábica mobiliza tutores de cães e gatos no DF

Date:

O Distrito Federal iniciou uma mobilização para vacinar cães e gatos contra a raiva em meio ao retorno da doença à população canina da capital. A campanha começou no último sábado (15), um dia depois da confirmação de que um cachorro que morreu no Lago Norte estava infectado pelo vírus.

O caso chama a atenção pelo intervalo desde a última ocorrência. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a capital não registrava raiva em cães desde 2000. Em gatos, o último caso havia ocorrido em 2001.

Após a confirmação do diagnóstico, a Saúde colocou em prática ações de vigilância, prevenção e controle previstas para esse tipo de ocorrência. Paralelamente, a campanha antirrábica busca ampliar a proteção dos animais e diminuir as possibilidades de transmissão da doença à população.

A vacinação será dividida em três etapas realizadas aos sábados. A primeira ocorreu no dia 15, e as demais estão marcadas para 22 e 29 de agosto. A estratégia alcança diferentes regiões do Distrito Federal, incluindo áreas urbanas e rurais.

Cães e gatos podem receber a dose gratuitamente a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis. A imunização precisa ser renovada anualmente. Por isso, animais vacinados em anos anteriores também devem receber uma nova dose durante a campanha.

A vacina também pode ser aplicada em fêmeas prenhes ou que estejam amamentando, desde que sejam tomados cuidados para evitar estresse. A recomendação é diferente para animais doentes, em tratamento ou que estejam se recuperando de cirurgia. Nesses casos, a vacinação deve ser adiada até a recuperação.

A orientação aos tutores também inclui atenção ao comportamento dos pets. Animais que apresentem mudanças repentinas ou outros sinais suspeitos de raiva não devem ser levados aos pontos da campanha. A indicação é procurar orientação veterinária e informar a Vigilância Ambiental.

Nos locais de vacinação, os cães devem permanecer com coleira e guia curta. Animais de grande porte ou agressivos precisam utilizar focinheira e outros equipamentos adequados de segurança. Para os gatos, a recomendação é utilizar caixas de transporte fechadas e seguras.

Depois de receber a vacina, o animal pode manter a rotina normalmente, inclusive com alimentação, consumo de água e banho. Nos dias mais quentes, é importante garantir a hidratação e reduzir o tempo de exposição ao sol.

A Secretaria de Saúde disponibiliza em seu site a relação dos postos que participam da campanha, além dos respectivos endereços e horários de funcionamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Corredor do BRT Sul será liberado para taxistas nesta quinta-feira

O corredor do BRT Sul deixará de ser restrito...

Celina enfrenta críticas da oposição e mira fim dos aluguéis em escolas e UBSs

Celina Leão (PP) colocou a ampliação da estrutura pública...

Doação de leite materno fortalece rede de cuidados com bebês no DF

Para um bebê que ainda não pode mamar diretamente...

Vacinas contra dengue, sarampo e covid estarão disponíveis no DF neste sábado

A rede pública de saúde do Distrito Federal terá...