spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Roosevelt Vilela propõe distribuição gratuita de Ozempic e Mounjaro pelo SUS-DF para tratar obesidade e diabetes

Date:

O deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) apresentou nesta terça-feira (6) uma proposta ousada e de grande impacto na saúde pública do Distrito Federal. Trata-se do Projeto de Lei nº 1724/2025, que visa garantir a distribuição gratuita dos medicamentos Ozempic (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida) a pacientes com diabetes tipo 2, obesidade e outras doenças crônicas, por meio do Sistema Único de Saúde do DF (SUS-DF).

Roosevelt, conhecido por sua atuação voltada à saúde e à inclusão social, defende que o projeto é uma resposta direta à desigualdade no acesso a tratamentos eficazes. “Estamos falando de dignidade, de salvar vidas e evitar que a desigualdade continue impedindo tantos brasileiros de se tratarem com qualidade”, declarou o parlamentar.

A proposta tem como foco atender pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, que atualmente enfrentam dificuldades para adquirir esses medicamentos — cujos custos, muitas vezes, ultrapassam a renda mensal de famílias inteiras. Além de ajudar no controle glicêmico em diabéticos, os fármacos têm demonstrado grande eficácia no tratamento da obesidade, condição que atinge proporções alarmantes no DF.

Dados do Ministério da Saúde apontam que quase 25% dos adultos da capital federal estão obesos — um índice que dobrou desde 2006. A previsão para os próximos anos é ainda mais preocupante: até 2030, o Brasil pode somar mais de 50 milhões de pessoas com obesidade.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente precisará apresentar prescrição médica da rede pública, laudo que comprove a necessidade do uso do medicamento e passar por avaliação socioeconômica. O tratamento também será monitorado e reavaliado a cada seis meses.

Com o projeto, Roosevelt Vilela reforça seu compromisso com a saúde pública e a promoção da equidade no acesso a medicamentos modernos, considerados essenciais no combate a doenças crônicas que afetam milhões de brasileiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

DF inicia recuperação de 7 km da EPNB para melhorar mobilidade

Uma das vias mais movimentadas do Distrito Federal passa...

Com foco na saúde pública, GDF lança programa recorde de bolsas para doutores

O Governo do Distrito Federal colocou a ciência no...

DF aposta em inteligência e reúne 40 agentes em curso estratégico de segurança

O Governo do Distrito Federal voltou a investir na...

Campanha de trânsito ganha as ruas e reúne milhares de pessoas no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal abriu o...