spot_imgspot_img

Rede de leite humano do DF busca novas doadoras para manter atendimento neonatal

Date:

A doação de leite humano voltou ao centro das campanhas de saúde pública no Distrito Federal. Neste mês, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) promove uma série de mobilizações para incentivar mulheres lactantes a integrarem a rede de doadoras que abastece maternidades e unidades neonatais da capital.

A iniciativa ocorre em um momento de atenção para os estoques dos Bancos de Leite Humano, considerados essenciais para a alimentação de recém-nascidos prematuros, bebês de baixo peso e crianças internadas que não podem ser amamentadas pelas próprias mães.

Neste ano, a campanha internacional adotou o slogan “Doação de leite humano: solidariedade que nutre, vida que cresce”, escolhido por representantes de 37 países. No DF, a programação inclui ações educativas, encontros com mães, atividades em hospitais e campanhas digitais de conscientização.

De acordo com a coordenadora das políticas de aleitamento materno da SES-DF, Maria das Graças Cruz, o leite humano desempenha papel fundamental no fortalecimento da saúde neonatal. “O leite materno é um recurso essencial para os bebês mais frágeis porque ajuda na proteção contra infecções, contribui para o desenvolvimento saudável e reduz os riscos de complicações graves durante a internação”, afirma.

Ela destaca, ainda, que o alimento possui propriedades naturais que favorecem a recuperação dos recém-nascidos. “Existem substâncias presentes no leite humano que auxiliam diretamente na imunidade e no desenvolvimento do bebê. Isso faz diferença, principalmente, para crianças prematuras e com baixo peso”, explica.

Coletas ultrapassam 1,7 mil litros em março

Levantamento da Rede de Bancos de Leite Humano do DF aponta que mais de 4 mil recém-nascidos foram atendidos entre janeiro e março deste ano. Somente no último mês analisado, 1.439 bebês receberam leite humano processado pela rede pública.

O relatório também mostra que foram realizados 15.927 atendimentos no período e coletados 1.713 litros de leite humano apenas em março.

Grande parte desse trabalho ocorre por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), responsável pelas visitas domiciliares para o recolhimento do leite armazenado pelas doadoras.

Mesmo com os resultados positivos, a SES-DF alerta que os estoques ainda operam abaixo da meta considerada ideal. Segundo a pasta, a queda nas doações registrada desde o fim do ano passado ainda impacta o abastecimento dos bancos de leite. “A necessidade de leite humano é permanente e varia conforme a demanda das unidades neonatais. Por isso, manter uma rede ativa de doadoras é indispensável para garantir atendimento aos bebês internados”, reforça a coordenadora.

Como participar da rede de doação

Mulheres que estejam amamentando, tenham boa condição de saúde e produzam leite além da necessidade do próprio bebê podem participar da campanha.

O Distrito Federal possui, atualmente, 14 Bancos de Leite Humano e sete Postos de Coleta distribuídos pela rede pública. O cadastro pode ser feito pelo telefone 160, opção 4, além das plataformas Amamenta Brasília e Portal do Cidadão.

Após a inscrição, as mães recebem orientações sobre higiene, armazenamento e conservação do leite. As equipes dos bombeiros fazem a retirada do material diretamente nas residências das voluntárias.

Depois da coleta, o leite passa por processos de análise e pasteurização antes de ser encaminhado aos hospitais da rede pública.

Além do atendimento aos recém-nascidos, os bancos de leite também funcionam como centros de apoio às mães, oferecendo acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e suporte relacionado à amamentação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Defensoria realiza testes de DNA para reconhecimento de paternidade em Taguatinga

Moradores de Taguatinga poderão acessar gratuitamente serviços jurídicos e...

Prazo para negociar dívidas fiscais no DF termina nesta quinta-feira

O prazo para contribuintes do Distrito Federal negociarem dívidas...

Brasília tem maior avanço urbano do Brasil e chega a 662 km² de área ocupada

Brasília avançou no mapa da urbanização brasileira. Entre 2019...

Exposição transforma vivências de pacientes do HUB em arte no DF

Histórias marcadas por tratamentos, dores, cuidado e convivência dentro...