spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Escolha do gerente de Cultura do Guará terá votação da comunidade

Date:

Moradores e integrantes do setor cultural do Guará terão a oportunidade de influenciar diretamente na escolha do próximo gerente de Cultura da região. O processo seletivo contará com votação aberta aos eleitores previamente habilitados e resultará em uma lista tríplice. A decisão sobre quem ocupará a função caberá ao administrador regional, Artur Nogueira.

Os interessados em concorrer ao cargo e os representantes da comunidade que desejam votar deverão realizar o cadastro entre 3 e 18 de novembro. O procedimento será gratuito e feito exclusivamente pela internet, conforme as regras estabelecidas no Edital nº 02/2026, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A eleição está programada para 19 de dezembro. Após a apuração, os três candidatos mais votados serão encaminhados ao Conselho Regional de Cultura do Guará para referendo. Em seguida, a lista será enviada ao administrador regional, responsável por escolher um dos indicados.

Experiência cultural é requisito para disputar a vaga

A candidatura é restrita a pessoas com pelo menos 18 anos, residência no Guará há dois anos ou mais e atuação comprovada no setor artístico-cultural da região durante o mesmo período.

Além da experiência, os concorrentes deverão demonstrar conhecimento na área, capacidade para desempenhar atividades técnico-administrativas e atender às condições legais necessárias para assumir um cargo público no Distrito Federal.

A trajetória profissional poderá ser comprovada por meio do Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac) ou de portfólio. O edital permite apresentar registros fotográficos, cartazes de eventos, certificados, publicações na imprensa e documentos que comprovem a participação em projetos, exposições e apresentações.

Quem pretende participar da votação também precisará demonstrar vínculo com a produção artístico-cultural do Guará e comprovar residência na região. Nesse caso, a idade mínima é de 16 anos, sem exigência de tempo mínimo de atuação cultural.

Todos os cadastros de eleitores serão avaliados pela comissão eleitoral. Portanto, a inscrição não garante habilitação automática para participar da escolha.

Cronograma até a escolha do novo gerente

O primeiro resultado da análise dos cadastros será divulgado em 26 de novembro, com a relação provisória dos candidatos e eleitores habilitados. O período para apresentação de recursos será nos dias 27 e 30 de novembro e 1º de dezembro. A publicação da lista definitiva está prevista para 3 de dezembro.

No dia da eleição, os candidatos poderão apresentar suas propostas e responder a perguntas da comunidade. Cada participante terá até cinco minutos para falar sobre sua experiência e os projetos que pretende desenvolver caso seja escolhido.

A votação ocorrerá das 14h às 18h, no auditório da Administração Regional do Guará, com início previsto para as 15h. O procedimento será presencial, secreto e realizado por meio de cédulas de papel. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato e deverá apresentar documento oficial com foto.

A apuração será acompanhada pelo público e começará assim que a votação terminar. Os três concorrentes mais votados formarão a lista tríplice.

A Administração Regional espera receber os nomes até 23 de dezembro. Após o encaminhamento oficial, o administrador terá até 15 dias úteis para definir o escolhido. A efetivação no cargo dependerá dos procedimentos administrativos e da publicação da nomeação no DODF.

Serviço

Escolha do gerente de Cultura do Guará

Período de inscrição e cadastro de eleitores: 3 a 18 de novembro, até as 23h59.

Inscrição de candidatos: https://forms.gle/mn8UsFVz1uLTcHju9

Cadastro de eleitores: https://forms.gle/U1CLeY85V9NexHZy8

Resultado preliminar: 26 de novembro.

Resultado definitivo: 3 de dezembro.

Eleição: 19 de dezembro, das 14h às 18h, com votação prevista para as 15h.

Local: auditório da Administração Regional do Guará.

Inscrição e participação: gratuitas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Oficinas gratuitas incentivam jovens do DF a investir em tecnologia e inovação

A tecnologia como instrumento de criação e geração de...

Milhares de adolescentes precisam voltar aos postos para concluir vacina contra dengue no DF

A campanha de vacinação contra a dengue no Distrito...

Hospital de Base terá equipamento que auxilia funções cardíacas e respiratórias

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) integra...

Campanha no DF oferece mais de 5 mil vagas para castração de pets

Tutores de cães e gatos do Distrito Federal têm...