spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiros animais chegam à Expoabra 2025 e passam por adaptação para a feira

Date:

Rincon é um dos 450 jumentos da raça Pêga que já estão no Parque de Exposições da Granja do Torto para a 33ª edição da Expoabra, que começa no próximo dia 29 e vai até 7 de setembro. O espaço também já recebeu as primeiras 60 vacas do concurso leiteiro. A chegada antecipada é essencial para a adaptação dos animais e garante melhores condições nas competições. Neste ano, mais de dois mil animais de elite vão movimentar a maior vitrine da pecuária e da agricultura do Distrito Federal.

A Expoabra será palco da 38ª Exposição Nacional da Raça Pêga, que reunirá os melhores exemplares e criadores do país. “É o momento de apresentar a qualidade que a raça alcançou, trocar informações, comparar linhagens e também atrair novos criadores. Além de ser uma competição, é uma grande confraternização entre amigos e apaixonados pelo Pêga”, afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga, Cristiano Marzola.

Entre as características que tornam a raça tão valorizada atualmente, ele aponta a marcha — diferencial em relação a outras raças de asininos —, a resistência, a docilidade e a versatilidade, já que os animais são usados tanto para trabalho quanto para lazer. “A mula Pêga se tornou muito apreciada por criadores em todo o Brasil”, contou.

Durante a Expoabra, os animais disputam provas divididas por idade e sexo: jovens de seis a 36 meses e adultos a partir de 36 meses. Primeiro, os juízes escolhem os campeões de cada categoria e, em seguida, os grandes campeões gerais, separados em machos e fêmeas. Para os criadores, mais do que a premiação, a mostra é uma oportunidade de apresentar o trabalho e avaliar a qualidade das linhagens que desenvolvem.

A exposição também inclui o leilão, marcado para o dia 29, às 19h, com a oferta de jumentos e muares previamente selecionados e credenciados. Outra atração são as chamadas provas sociais, que reforçam o caráter familiar da raça.

Mais atrações

O gado de leite também já está na fase de adaptação no parque para participar do concurso leiteiro, que reúne algumas das principais fazendas do Distrito Federal, do Entorno e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo. “Receber os animais com antecedência é fundamental para que se adaptem bem ao espaço e participem das competições em condições semelhantes às de propriedades de origem”, explicou o diretor executivo do Parque Granja do Torto, Luciano Mendes.

A programação vai além da exposição de animais de elite, como gado de leite, cavalos, muares e ovinos. Este ano, o público poderá conferir também feira de orquídeas, feira de adoção de pets, mostras gastronômicas com vinhos e cervejas artesanais produzidos no DF e atrações culturais no fim da tarde, para valorizar artistas locais. “É um evento para toda a família, da criança ao idoso, pensado tanto para a população urbana quanto rural, com acessibilidade garantida em toda a estrutura”, ressaltou Mendes.

FONTE: AGÊNCIA BRASILIA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Detran-DF amplia alcance de ações educativas em regiões administrativas

A agenda de educação para o trânsito do Detran-DF...

Detran amplia curso de revisão para prova teórica da CNH

Quem está se preparando para a prova teórica da...

Conselho anula registro de homem que se passava por veterinário no DF

Um esquema de falsificação que permitiu a atuação irregular...

Serviços do GDF movimentam Ceilândia em edição do Mais Perto do Cidadão

Ceilândia foi o ponto de partida do calendário de...