spot_imgspot_img

Hospital de Base moderniza setor de oftalmologia com novos equipamentos

Date:

Quem precisa de atendimento oftalmológico especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal passa a contar com uma estrutura mais moderna no Hospital de Base (HBDF). A unidade recebeu quatro equipamentos de alta tecnologia que vão reforçar o atendimento a pacientes com doenças como catarata, glaucoma e problemas na retina, além de ampliar a capacidade de realização de exames e cirurgias.

Os aparelhos foram adquiridos com investimento de R$ 1,4 milhão do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destina recursos para modernizar a infraestrutura da rede pública de saúde em todo o país.

Referência em oftalmologia de alta complexidade no Centro-Oeste, o HBDF realiza, em média, 330 cirurgias por mês. Com a atualização do parque tecnológico, a expectativa é tornar os procedimentos mais precisos, reduzir o tempo de atendimento e otimizar o uso da estrutura hospitalar.

Entre os novos equipamentos está um microscópio cirúrgico oftalmológico de última geração, utilizado em operações de catarata, glaucoma, córnea e retina. Em funcionamento desde este mês, o aparelho oferece imagens com maior definição durante as cirurgias, proporcionando melhores condições de trabalho para a equipe médica.

Segundo o oftalmologista Carlos José de Souza Júnior, a qualidade da visualização faz diferença em procedimentos realizados em estruturas extremamente delicadas do olho. “Quanto mais nítida é a imagem, maior é a precisão durante a cirurgia. O equipamento também permite registrar os procedimentos em vídeo, recurso importante para o treinamento dos profissionais e para a evolução contínua das equipes”, afirma.

Outra novidade é a chegada do primeiro fotocoagulador a laser da unidade. O equipamento é utilizado no tratamento de diversas doenças da retina e permite que muitos pacientes sejam atendidos em nível ambulatorial, sem necessidade de encaminhamento ao centro cirúrgico.

A chefe da Oftalmologia do Hospital de Base, Stefânia Diniz, destaca que a tecnologia amplia a eficiência do serviço. “Com esse equipamento, conseguimos atender mais pessoas, utilizar melhor a estrutura do hospital e oferecer um tratamento menos complexo para muitos pacientes, sem comprometer a qualidade da assistência”, explica.

Desde que entrou em operação, o aparelho já foi utilizado em aproximadamente 40 procedimentos.

O pacote de investimentos inclui ainda um vitreófago com facoemulsificador, empregado em cirurgias de retina para tratar descolamentos, hemorragias, inflamações e infecções oculares, além de um biômetro óptico, equipamento responsável por realizar medições indispensáveis para o planejamento cirúrgico, especialmente em pacientes submetidos à cirurgia de catarata.

A incorporação das novas tecnologias fortalece a capacidade assistencial do Hospital de Base e amplia a oferta de tratamentos especializados na rede pública. Além de melhorar as condições de atendimento, os equipamentos contribuem para tornar os procedimentos mais seguros, reduzir a necessidade de utilização do centro cirúrgico em alguns casos e qualificar a assistência prestada aos pacientes do Distrito Federal e de estados vizinhos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Defensoria realiza testes de DNA para reconhecimento de paternidade em Taguatinga

Moradores de Taguatinga poderão acessar gratuitamente serviços jurídicos e...

Prazo para negociar dívidas fiscais no DF termina nesta quinta-feira

O prazo para contribuintes do Distrito Federal negociarem dívidas...

Brasília tem maior avanço urbano do Brasil e chega a 662 km² de área ocupada

Brasília avançou no mapa da urbanização brasileira. Entre 2019...

Exposição transforma vivências de pacientes do HUB em arte no DF

Histórias marcadas por tratamentos, dores, cuidado e convivência dentro...