spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo vai desenvolver app para integrar meios de transporte no DF

Date:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente na assinatura do acordo de crescimento entre o BRB e a Visa para desenvolver a iniciativa Mobilidade Collab. O evento foi realizado no centro de inovação BRBLAB, no Parque Tecnológico de Brasília, na manhã desta segunda-feira (30/9).

O acordo tende a melhorar a experiência do cidadão na utilização dos canais de mobilidade urbana na capital do país. Entre as soluções previstas, está a disponibilização de um aplicativo, onde poderão ser combinados, em um único trajeto, diferentes tipos de serviços, como ônibus, metrô, motoristas por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios, em uma única ferramenta.

Na plataforma, os usuários poderão escolher entre diferentes modos de transporte para sua jornada e adaptar seu percurso às necessidades de cada trajeto, por meio de geolocalização.

O recurso vai permitir que os deslocamentos se tornem mais rápidos e eficientes. A parceria possibilitará, ainda, a implantação dos meios de pagamento digitais no transporte público, de forma simplificada.

“Assumimos o governo em janeiro de 2019 que tinha diversos problemas do que diz respeito à mobilidade na nossa cidade. E um dos principais cânceres no nosso sistema era uma coisa chamada DF Trans. E foi aí que conversamos sobre a necessidade de criar uma solução de mobilidade no Distrito Federal que trouxesse segurança para o sistema e tranquilidade para o usuário. A gente evoluiu muito na parte de tecnologia com as novas formas de pagamento, e agora essa parceria também da Visa com o BRB, a gente quer trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público da nossa cidade”, comentou Ibaneis.

As empresas promoverão uma série de iniciativas e análises que buscam potencializar o transporte e a locomoção da região para transformar Brasília em uma cidade inteligente, facilitando a vida dos moradores e dos turistas.

“Nosso objetivo aqui é desenvolver o sistema de transporte público mais moderno do mundo integrando a Visa, que é uma das maiores empresas de tecnologia e em meios de pagamento do mundo. E o BRB, com todo o GDF, para que a gente possa usar as características de Brasília na experiência da transformação que construímos aqui para que fique cada dia mais fácil a experiência do usuário do transporte público,”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, explica que a união com o BRB faz parte dos esforços de inovação da companhia, que têm a mobilidade urbana como pilar estratégico.

“O propósito da Visa é ajudar pessoas e empresas a prosperarem. Desenvolver soluções de pagamento que facilitem e melhorem a experiência dos cidadãos no transporte público é uma das formas de fazer isso acontecer. Já temos cases de sucesso em cidades como Londres, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde a tecnologia de aceitação de pagamentos por aproximação diretamente em validadores e catracas de ônibus, metrô, pedágios e outros modais proporciona mais segurança e conveniência não só para os usuários, mas para toda a cadeia”, destacou Nuno.

O projeto terá a duração total de dois anos, e irá disponibilizar entregas e melhorias ao longo deste período. Todo esse trabalho acontecerá no novo laboratório de inovação inaugurado em Brasília no Parque Tecnológico Biotic.

O espaço chamado de Mobilidade Collab conta com inovações de mobilidade urbana da Visa e será palco das análises, estudos e dos times que estarão focados em construir as soluções em prol do desenvolvimento do Distrito Federal.

Ainda, segundo o BRBR, o laboratório contará ainda com uma infraestrutura robusta, além de metodologias ágeis e multidisciplinares para o desenvolvimento e validação das soluções que serão implementadas futuramente na cidade.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Governo do DF retoma pedido ao Tesouro por aval em operação de R$ 6,6 bilhões

O Governo do Distrito Federal intensificou as articulações para...

Trânsito é reorganizado no Guará Park para obras de drenagem

Quem circula pelo Guará Park e utiliza a saída...

Senado rejeita indicação ao STF e impõe revés político ao governo Lula

A rejeição da indicação de Messias ao Supremo Tribunal...

DF investe em robótica para preparar jovens para o mercado tecnológico

Um novo espaço dedicado à formação tecnológica de jovens...