Com investimento de R$ 4,66 milhões, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, o residencial conta com três andares e é destinado a famílias com renda entre R$ 2.640 e 12 salários mínimos. Cada apartamento possui 49,35 m², com dois quartos, sala, cozinha integrada à área de serviço, banheiro, uma vaga de garagem e salão comunitário.
Desde 2019, a Codhab já entregou 11.293 moradias, beneficiando mais de 36 mil pessoas em todo o Distrito Federal. De acordo com o presidente da companhia, Marcelo Fagundes, os resultados expressivos refletem a eficiência do subsídio oferecido pelo GDF, que amplia o acesso à moradia para famílias de baixa e média renda.
“Mais de 70% das famílias que estão se mudando para o Saint Germain contaram com o Cheque Moradia. O governo foi eficiente ao direcionar o benefício para quem mais precisa, garantindo dignidade e segurança habitacional”, destacou Fagundes.
O presidente acrescentou que o volume de obras em execução é o maior da história da Codhab, com mais de 40 mil unidades habitacionais em diferentes etapas — de licenciamento à comercialização. O Itapoã Parque, por exemplo, reúne 12 mil unidades já comercializadas, com entrega prevista ainda nesta gestão.
Desde 2019, a Codhab vem adotando um novo padrão de qualidade nas construções. “O governador Ibaneis determinou que os empreendimentos fossem entregues com infraestrutura completa, garagem e acabamento de melhor padrão. Em Samambaia, estamos construindo o primeiro condomínio do programa FAR [Fundo de Arrendamento Residencial] com elevador no Brasil, voltado a famílias de baixa renda”, afirmou Fagundes.
Sonho da casa própria realizado
A emoção marcou o momento da entrega. A aposentada Lúcia Maria Cruz de Araújo, 61 anos, contou que esperou décadas pelo tão sonhado lar.
“A vida toda morei de aluguel, sempre mudando de lugar. Agora vou morar no que é meu, junto com minha filha, em um local bem estruturado”, comemorou.
A cuidadora Roseneide Alves de Almeida, 46, também celebrou o novo começo:
“Achei que esse sonho nunca seria possível. Hoje estou realizando graças à parceria entre o GDF, a Codhab e a associação dos moradores.”
A administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, destacou que o governo vem integrando habitação e infraestrutura para garantir mais qualidade de vida às famílias.
“O GDF não busca apenas oferecer moradias dignas, mas também garantir que as famílias tenham acesso a equipamentos públicos próximos”, afirmou.
Ela lembrou ainda que o Riacho Fundo II tem recebido investimentos expressivos em saúde, educação, mobilidade e segurança.
“A maior unidade básica de saúde do DF está aqui, além de novas creches, escolas e abrigos de ônibus. As novas moradias estão inseridas em uma região com infraestrutura consolidada”, completou.


