A estiagem ainda tem semanas pela frente no Distrito Federal, mas o abastecimento de água entra no período mais crítico do calendário com um cenário favorável nos principais reservatórios. Descoberto e Santa Maria, responsáveis por atender grande parte da população, mantêm volumes elevados e chegam ao fim de agosto em condições melhores do que há um ano.
O levantamento mais recente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), referente ao dia 20, aponta Santa Maria com 94% da capacidade. O resultado chama a atenção quando comparado ao registrado no mesmo período de 2025, quando o reservatório estava em 73%.
No Descoberto, a diferença também é positiva. O volume armazenado chegou a 89,2%, enquanto, há um ano, estava em 81%. O reservatório tem papel central no fornecimento de água da capital e responde pelo abastecimento de aproximadamente 64% da população de Brasília.
Santa Maria integra o sistema Torto/Santa Maria, responsável por atender cerca de 19% da população. Dessa forma, a situação dos dois reservatórios funciona como um dos principais indicadores das condições de abastecimento durante os meses de pouca chuva.
A situação atual, entretanto, não significa que seja possível relaxar no consumo. A estiagem reduz a entrada de água nos mananciais e torna a preservação dos volumes acumulados especialmente importante até a retomada mais regular das chuvas.
Parte desse cuidado passa por mudanças simples na rotina. Vazamentos devem ser identificados e corrigidos, enquanto mangueiras podem ser substituídas por baldes na lavagem de veículos e áreas externas. Para jardins e plantas, o regador permite controlar melhor a quantidade de água utilizada.
O reaproveitamento também ajuda a diminuir a demanda por água tratada. A água descartada pela máquina de lavar roupas pode ser reutilizada na limpeza de pisos, por exemplo. Outra medida é esperar acumular roupas suficientes antes de iniciar um novo ciclo de lavagem.
Na cozinha, reduzir o tempo em que a torneira permanece aberta durante a lavagem da louça também faz diferença. Retirar resíduos dos pratos antes de ensaboá-los e deixar o enxágue para uma única etapa são formas de evitar o consumo desnecessário. Quem possui piscina pode mantê-la coberta nos períodos em que não estiver sendo utilizada.
Além da economia feita pelos moradores, a segurança do abastecimento depende de um trabalho permanente na rede. Ao longo do ano, são acompanhadas as condições dos mananciais e dos sistemas responsáveis pela produção e distribuição de água.
A operação inclui manutenção preventiva, redução de perdas e integração entre diferentes sistemas. Com os principais reservatórios em patamares superiores aos de agosto passado, o DF chega à reta mais severa da seca com uma reserva importante para sustentar o abastecimento nos próximos meses.



