O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 3,99 milhões na construção do primeiro terminal rodoviário da Cidade Estrutural, região administrativa marcada por crescimento populacional acelerado e carência de infraestrutura urbana. A publicação do resultado da concorrência pública foi feita nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do DF.
A empresa vencedora da licitação será responsável pela elaboração dos projetos básico, de engenharia e de construção do terminal, antes de dar início às obras. A estrutura será erguida na Quadra 8, às margens da DF-087, em frente ao parque urbano da cidade.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o contrato com a construtora deve ser assinado já na próxima semana. A partir desse marco, a empresa terá até 90 dias para apresentar os projetos técnicos. Se aprovados, a execução da obra terá prazo contratual de 24 meses.
O terreno destinado ao terminal possui 4.397 metros quadrados. Desse total, 838 metros quadrados serão ocupados pela plataforma de embarque e desembarque, com nove baias – três em formato “dente de serra” e seis no modelo “espinha de peixe”. Haverá ainda seis vagas para estocagem de coletivos.
A infraestrutura contará com dois módulos. O primeiro será voltado à área administrativa, com três salas equipadas com banheiros, destinadas aos rodoviários das empresas operadoras. O segundo terá bilheteria, sala de segurança, lanchonete, banheiros (masculino, feminino e para pessoas com deficiência), espaço para descarte de resíduos sólidos e área de serviços gerais.
Na área externa, estão previstas vagas para 16 carros, sete motocicletas e um bicicletário.
Atualmente, a Estrutural é atendida por 13 linhas de ônibus, que realizam 692 viagens semanais — sendo 344 em dias úteis, 230 aos sábados e 118 aos domingos. A frota dedicada à região conta com 60 coletivos.


