spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vídeo: incêndio atinge área de mata próxima ao Aeroporto de Brasília

Date:

Um incêndio atingiu uma área de mata no Lago Sul, próximo ao Aeroporto de Brasília, na tarde deste sábado (28/9). A cena, que tem sido vista com frequência no Distrito Federal, foi registrada por um motorista que passava pela região.

“Mais um incêndio aqui, próximo ao Lago Sul e de grandes proporções, infelizmente. […] Esse agora também está assustando”, disse o motorista.

Veja:

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), trata-se de um incêndio florestal “adjacente ao aeroporto de Brasília”. Até a última atualização desta reportagem, os militares não confirmaram se as chamas foram controladas.

Procurada, a Inframerica – atual administradora do Aeroporto de Brasília – declarou que, devido à fumaça, uma das pistas do terminal aéreo foi fechada para pousos e decolagens. “A outra pista segue operando normalmente e com segurança. Até o momento, não há registros de cancelamentos ou atrasos por conta desse incêndio”, pontuou.

Ao longo do dia, conforme informado pelo CBMDF, outras quatro regiões da unidade da federação também sofreram com queimadas neste sábado: Candangolândia, São Sebastião, 26 de Setembro e Paranoá.

Queimadas

Em apenas 18 dias de setembro, o Distrito Federal registrou 24% mais áreas queimadas do que todo o ano de 2024. A série de incêndios que atingiu Brasília nas primeiras semanas de setembro queimou 10 mil hectares, enquanto, de janeiro a agosto, foram 8 mil hectares no DF.

O incêndio no Parque Nacional de Brasília, maior unidade de conservação da capital, deixou a cidade coberta por fumaça. O fogo atingiu mais de 1.338 hectares de vegetação nativa, praticamente o dobro do que havia queimado no parque nos meses anteriores. Os dados são do Monitor do Fogo, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Segundo o instituto, os 10 mil hectares queimados apenas nos primeiros 18 dias de setembro já são 319% maiores do que a queimada de janeiro ao final de setembro em 2023, quando as chamas atingiram 4,3 mil hectares.

Crime

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que qualquer caso de incêndio em vegetação será tratado, no mínimo, como crime com dolo eventual – quando se assume a responsabilidade sobre uma ação que possa, ocasionalmente, resultar em um delito, como ingerir bebida alcoólica e assumir a direção de veículo automotor, por exemplo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Governadora do DF rebate possível citação em delação e nega relação com ex-presidente

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), decidiu...

Ceilândia amplia recuperação de ruas com mais de 2 milhões de toneladas de asfalto

A malha viária de Ceilândia vem passando por uma...

Eduardo Pedrosa reafirma apoio a Celina Leão e projeta protagonismo da União Progressista em 2026

Durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade, neste sábado...

DF avança no combate ao crime e mantém uma das menores taxas de homicídio do Brasil

A segurança pública no Distrito Federal segue em trajetória...