Cadeiras de rodas, andadores, bengalas e até próteses confeccionadas de acordo com as necessidades do paciente estão entre os equipamentos que podem ser obtidos gratuitamente por pessoas atendidas pela rede pública do Distrito Federal.
O fornecimento ocorre pelo Programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), serviço destinado a pessoas com deficiência que precisam de recursos para melhorar a locomoção, a funcionalidade e a independência na rotina.
Para solicitar um dos dispositivos, o paciente precisa ter um pedido, laudo ou relatório que demonstre a necessidade do equipamento. A indicação pode ser feita por diferentes profissionais, entre eles médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais.
O documento deve ser levado ao Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses, na Estação do Metrô da 114 Sul. Também são exigidos RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
A entrega, no entanto, não é definida apenas pela indicação apresentada. Depois do primeiro atendimento, um fisioterapeuta avalia o paciente e verifica aspectos físicos, funcionais e motores antes de estabelecer qual equipamento é mais adequado para aquele caso.
O programa não estabelece limite de idade para o atendimento. Crianças, adultos e idosos podem solicitar os dispositivos. Pessoas com mais de 80 anos têm prioridade na hora de receber os equipamentos.
De cadeiras de rodas a próteses
A relação de itens fornecidos pela rede pública inclui cadeiras de rodas, cadeiras de banho, palmilhas, coletes ortopédicos, órteses, calçados especiais, almofadas terapêuticas, bengalas e andadores. O serviço também disponibiliza próteses para pacientes com amputações de membros superiores e inferiores.
Quando as características do caso exigem uma solução específica, alguns equipamentos podem ser feitos sob medida. Essa possibilidade contempla cadeiras de rodas, órteses, próteses e palmilhas e busca proporcionar uma adaptação mais adequada ao usuário.
Com o pedido aprovado e o cadastro concluído, a maioria dos equipamentos é entregue no Núcleo de Produção de Prótese e Órtese, a Oficina Ortopédica de Brasília, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Os dispositivos fornecidos também podem passar por manutenção e ajustes durante o período de garantia contratual.
O prazo entre a solicitação e a entrega varia. A espera está relacionada tanto à disponibilidade dos equipamentos quanto ao andamento dos processos necessários à compra e à contratação.
Quem já entrou na fila pode acompanhar o andamento do pedido pelo WhatsApp (61) 98184-1960.
Ao oferecer desde equipamentos de apoio à caminhada até dispositivos personalizados, o OPM busca garantir que pessoas com deficiência tenham acesso às tecnologias assistivas necessárias para ampliar a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida.



