spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nova área habitacional de interesse social em Ceilândia ganha estudo territorial

Date:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) elaborou a Portaria n° 37, que aprova o Estudo Territorial Urbanístico (ETU) para atualizar as diretrizes urbanísticas da QNR 06 e seu entorno – área de 2.535.120 m², localizada em Ceilândia e com uma parte no Sol Nascente/Pôr do Sol. No local, são previstas novas áreas para habitação, principalmente de interesse social.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (3). Com isso, será possível à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) elaborar o projeto urbanístico da área para oferta habitacional, prevista pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

De acordo com a Codhab, a previsão inicial é construir no local aproximadamente 2 mil unidades habitacionais, como apartamentos e casas, sendo 400 delas destinadas às pessoas com deficiência (PcDs), com a possibilidade de alterar essas quantidades no futuro.

A QNR 06 e seu entorno ficam localizados entre Ceilândia e Sol Nascente | Imagem: Divulgação/Seduh-DF

“O ETU permite a implantação de residências unifamiliares (casas) e multifamiliares (prédios), proporcionando uma mescla de ofertas habitacionais. É uma atualização que busca uma melhor distribuição na densidade populacional prevista para o local. Ainda será possível desenvolver nos projetos urbanísticos áreas em que será incentivada a instalação de atividades geradoras de emprego e renda”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades interina da Seduh, Letícia Luzardo.

O estudo subsidiará ainda a elaboração do projeto de regularização para a QNR 05, que fica na mesma região, com o propósito de garantir que a área seja utilizada conforme as estratégias definidas pelo Pdot. A atualização do documento foi feita para adaptar as diretrizes urbanísticas à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), à Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

O ETU também serve como base para licenciamento de atividades econômicas, medida que beneficia micro e pequenos empresários e é aplicável na área de regularização. As demais atividades econômicas serão previstas somente no projeto urbanístico a ser elaborado pelo parcelador.

Vale destacar que o estudo técnico realizou consulta quanto à capacidade de atendimento das concessionárias de serviços à área, além de ter feito pesquisas sobre o sistema viário. Também foi aberta pela Seduh, em abril, uma consulta pública online, sobre a proposta da pasta para a QNR 06 e seu entorno.

Próximos passos

Depois que o projeto urbanístico para a região for elaborado pela Codhab, ele deverá passar pelo aval do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Em seguida, será submetido à aprovação por decreto do governador Ibaneis Rocha, para os lotes serem registrados em cartório.

*Com informações da Seduh

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bombeiros do DF realizam treinamento de resgate em edifícios com apoio de helicóptero

Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal...

Nova unidade do Na Hora em Samambaia amplia rede de atendimento no DF

Moradores de Samambaia passarão a contar, a partir do...

Polícia Civil do DF inaugura Ouvidoria da Mulher e amplia atendimento especializado

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) dará mais...

Nova rodoviária e restaurante comunitário marcam avanço estrutural no Varjão

O Varjão tem passado por uma série de mudanças...