spot_imgspot_img

Indígenas isolados e de recente contato – com Antenor Vaz

Date:

Entre os dias 22 e 26 de abril, representantes de centenas de grupos indígenas de todo o país acamparam na Esplanada dos Ministérios no vigésimo Acampamento Terra Livre, cujo mote foi  “Nosso marco é ancestral, sempre estivemos aqui”. 

Para além da agenda de discussões e reivindicações trazidas no evento, a frase “sempre estivemos aqui” assinala a extensão de todo um mundo indígena do qual pessoas não indígenas sabem muito pouco. E isso inclui um grande número de indígenas isolados ou de recente contato que vivem hoje no país.

De acordo com a Funai, existem registros de 114 grupos isolados no Brasil, em sua maioria localizados na Amazônia Legal. Ainda que optem pelo isolamento, esses grupos seguem submetidos a diversas ameaças que adentram seus territórios através do garimpo, da exploração madeireira, da grilagem de terras, da criação de gado, da caça e pesca ilegais. 

Para trazer uma panorama sobre a situação dos grupos isolados do país, os riscos que enfrentam e que tipo de proteções precisam, o Pauta Pública recebe Antenor Vaz. Físico, educador e indigenista, Antenor Vaz atuou nas políticas públicas para indígenas isolados e de recente contato pela Funai desde 1987. Foi coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, entre 2006 e 2007 e atualmente é Consultor internacional para metodologias e políticas de proteção aos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Conecta PR 2025 consolida-se como a maior plataforma de inovação e conexões estratégicas do Paraná

Conecta PR 2025 impulsiona inovação e ecossistemas estratégicos do...

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e amplia rede no DF

O Na Hora ultrapassou a marca de 1 milhão...

CFT contesta edital do CPNU e cobra valorização dos técnicos industriais

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) protocolou um...