spot_imgspot_img

Emater-DF participa do lançamento da Coopemel no Parque Granja do Torto

Date:

Lançada na manhã desta segunda-feira (18), a Cooperativa de Negócios Agropecuários do DF e Entorno LTDA, intitulada Coopemel, já conta com mais de 30 produtores rurais cooperados.  Com a presença de parlamentares, produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário, a solenidade, realizada no Parque Granja do Torto, trouxe novas perspectivas para a apicultura regional, com a promessa de fortalecer a cadeia produtiva por meio da união de esforços para processar e comercializar o mel produzido localmente.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, participou do evento e reforçou a importância da Coopemel como uma ferramenta estratégica para fortalecer a apicultura. “No nosso cadastro, temos cerca de 300 apicultores com mais de 1.020 caixas de abelhas ativas. Precisamos ampliar a capacidade de processamento do mel. A Emater tem equipamentos no Palácio do Mel, comprados exatamente para apoiar essa cadeia, e estamos à disposição para viabilizar essa transformação”, afirmou.

Farias destacou a trajetória da Coopemel

Cleison também destacou os esforços para fomentar a agroindústria como diferencial competitivo. “Acreditamos que a agroindústria é o caminho para transformar pequenos produtores em grandes empreendedores. A Emater e a Seagri têm trabalhado para facilitar a regularização das agroindústrias e fortalecer essa cadeia produtiva, criando produtos com valor agregado e expandindo o mercado para além do DF”, completou.

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, apontou a relevância da Coopemel para incluir os pequenos produtores nos processos de compras públicas. “Com as cooperativas, os agricultores familiares podem entrar nas compras governamentais, o que garante mais acesso ao mercado e coloca o mel nas mesas das escolas públicas do DF. É essencial que nossas crianças aprendam desde cedo a consumir esse alimento rico e saudável. O governo está comprometido em apoiar essa cadeia e fortalecer a apicultura regional”, disse.

Para o presidente da Coopemel, Farias, o lançamento da cooperativa representa a realização de um sonho construído com esforço coletivo e dedicação. “Começamos nosso trabalho por volta de março ou abril deste ano, enfrentando muitas dificuldades ao longo do caminho. Avançamos aos poucos, com muito empenho, até chegarmos ao dia de hoje, com a cooperativa lançada, toda documentada e estruturada. É emocionante ver esse sonho tomando forma. O nosso querido Palácio do Mel, como carinhosamente chamamos, será um lugar onde a caldeira nunca mais apagará. Papai do Céu está nos ajudando, e temos certeza de que faremos um trabalho incrível, com 100% dos nossos associados unidos em prol desse projeto”, afirmou Farias, destacando o papel fundamental das parcerias que contribuíram para a concretização dessa conquista.

Também presente no evento, a deputada federal Bia Kicis destacou o papel das cooperativas como símbolo de união e superação de desafios. “A cooperativa representa a força da união. Muitas vezes, a burocracia desanima os produtores, mas a Coopemel surge como um marco de esperança e avanço. Cabe ao Estado não atrapalhar, mas apoiar quem precisa”, ressaltou.

Ao final da solenidade, os participantes foram até o Palácio do Mel, situado também no Parque Granja do Torto, e conheceram as instalações e os maquinários.

O post apareceu primeiro em .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...

City Tour Cívico resgata a beleza, a história e a essência de Brasília

Em comemoração aos 65 anos de Brasília, moradores e...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...