A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental anunciaram, na última sexta-feira (14), a assinatura de um acordo para ampliar a detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa, chamada Projeto De Peito Aberto, tem como objetivo reduzir filas de espera, fortalecer a rede oncológica e oferecer cuidado humanizado às pacientes do SUS.
Para o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a parceria reforça a importância da colaboração entre poder público e terceiro setor. “Estamos unindo esforços para promover prevenção, diagnóstico rápido e cuidado integral à saúde da mulher, aumentando as chances de cura e evitando casos avançados da doença”, disse.
O projeto permitirá a realização gratuita de mamografias, punções de mama, exames anatomopatológicos e imunohistoquímicos, incluindo emissão completa de laudos. Paula Muraro, coordenadora de oncologia do Comitê de Planejamento da Saúde do DF, destacou que a iniciativa vai agilizar o acesso a exames e fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher no Distrito Federal.
Karina Bruxel, presidente do Instituto BRB, reforçou o compromisso social da instituição, que já mantém ações contínuas na área de saúde, como a construção da unidade acoplada ao Hospital Regional de Samambaia em 2021 e a parceria com o Hospital da Criança de Brasília. Ela também destacou a colaboração com o Instituto Sabin. “O Projeto De Peito Aberto transforma investimento social em futuro. Cada mamografia realizada acelera diagnósticos, reduz desigualdades e aumenta de forma concreta as chances de cura”, afirmou.
O programa entra em funcionamento imediatamente, garantindo mais agilidade e qualidade no diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliando o cuidado integral das mulheres atendidas pelo SUS no Distrito Federal.


