spot_imgspot_img

Cooperação técnica entre DPDF e UDF alcança 95% de acordos em mediação

Date:

O Programa de Interação Acadêmica, cooperação técnica entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), alcançou 95,1% de acordos em mediação. A iniciativa realizou 185 atendimentos, além de audiências de mediação no Espaço Conciliar, em três meses de 2024.

O projeto propicia aos estudantes uma experiência prática e os capacita para a mediação e conciliação de conflitos. Ao longo do semestre letivo, a quantidade de acordos realizados demonstrou a importância da atuação na prática jurídica, a fim de evitar a judicialização e estimular o diálogo entre as partes.

O Programa de Interação Acadêmica evita a judicialização e estimula o diálogo entre as partes levando a experiência prática aos alunos de direito | Foto: Divulgação/DPDF

‌Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a cooperação entre as instituições é de extrema importância para a formação de estudantes de direito. “O Programa de Interação Acadêmica não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também contribui para a promoção da cultura de paz, componente chave para a construção de sociedades mais justas e harmoniosas”, detalhou.

O diretor da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF, Evenin de Ávila também destacou a importância da iniciativa. “O intuito da cooperação é disponibilizar aos cidadãos uma justiça diferenciada, acessível, rápida e, sobretudo, atuar na formação dos novos atores que estão responsáveis por direcionar a justiça brasileira”, ressaltou.

Para a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UDF, Fernanda Santos Sampaio Santoro, o estágio na mediação da DPDF permite que os alunos tenham experiências jurídicas concretas quanto à rotina de um mediador e à atuação do estudante na advocacia colaborativa.

“A advocacia colaborativa é proveitosa para as partes prosseguirem com seus direitos. O resultado tem efeito construtivo e proativo para as pessoas envolvidas, na medida que possibilita a autocomposição pela qual as partes chegam em consenso para conviver efetivamente longe do desgaste da litigiosidade”, comemorou.

*Com informações da DPDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Brasília celebra 65 anos com história, arquitetura e ações rumo à sustentabilidade

Nesta segunda-feira, 21 de abril, Brasília comemora 65 anos...

Papa Francisco: Um Pastor de Amor que Agora Renasce na Eternidade

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025,...

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...