Tutores de cães e gatos do Distrito Federal têm acesso a uma nova rodada de castrações gratuitas oferecidas pelo governo local. A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) abriu 5.058 vagas para o procedimento, com atendimento em clínicas veterinárias credenciadas e inscrições pela plataforma Agenda DF.
A distribuição dos atendimentos contempla animais de ambos os sexos. Do total anunciado, 1.233 vagas são destinadas a gatos, 1.296 a gatas, 1.233 a cães machos e 1.296 a cadelas.
Nesta quinta-feira (29), ainda há oportunidades para quem não conseguiu agendar no primeiro dia. Estão disponíveis 294 vagas para gatos, 190 para gatas e 609 para cães machos. A partir das 14h, serão abertas as inscrições para mais 1.296 procedimentos em cadelas. O agendamento depende da disponibilidade nas unidades participantes.
As cirurgias estão previstas para o período de 5 a 19 de novembro. A ação integra as políticas públicas de controle populacional de animais domésticos e busca incentivar a guarda responsável, além de contribuir para a saúde e o bem-estar dos pets.
Para solicitar o serviço, o interessado precisa ser maior de 18 anos e comprovar residência no Distrito Federal. O acesso pode ser feito pelo Agenda DF, com autenticação da conta Gov.br, ou pelo Participa DF. Durante o processo, é necessário preencher o cadastro e escolher uma das clínicas credenciadas que ofereça vagas.
O limite é de dois agendamentos por CPF. No dia marcado, o responsável pelo animal deverá apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e o registro impresso do agendamento.
Os detalhes sobre os locais de atendimento, os endereços das clínicas e as recomendações para a realização das cirurgias podem ser consultados no site da Sepan-DF.



