spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Incêndio atinge Floresta Nacional de Brasília e mobiliza força-tarefa integrada

Date:

Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta terça-feira (9), a Gleba 1 da Floresta Nacional de Brasília (FLONA). O fogo, que teve início por volta das 12h em uma área externa aos limites da unidade de conservação, avançou para dentro da floresta e exigiu uma ampla mobilização de forças de combate.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou de imediato com nove viaturas, além do apoio aéreo de um helicóptero e um avião. A gravidade da ocorrência levou à instalação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta que permite coordenação integrada em operações complexas envolvendo diferentes instituições.

A resposta contou com a participação de órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/Prevfogo), o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e o próprio CBMDF.

Para reforçar as equipes em campo, o Corpo de Bombeiros acionou o sistema de sobreaviso, deslocando não apenas os militares de plantão, mas também profissionais que estavam em expediente administrativo. O esforço conjunto resultou no controle das chamas ainda no início da noite.

De acordo com estimativas iniciais, a área queimada alcançou 220 hectares. O local segue em monitoramento constante, com equipes de prontidão para evitar possíveis reignições.

A rápida integração entre as instituições demonstrou a importância da cooperação interagências em situações críticas, preservando parte significativa do ecossistema e reduzindo os impactos ambientais do incêndio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Nota Legal promove segundo sorteio de 2026 nesta quinta-feira (5) –

O segundo sorteio do Nota Legal em 2026 será...

Palácio do Buriti será palco de feira com produtos e tradições do Entorno

Empreendedores da região do Entorno terão a oportunidade de...

Modernização da iluminação pública chega ao Residencial Terra Nova, no Arapoanga

A falta de iluminação nas ruas era um dos...

DF terá nova edição de aulão gratuito voltado à redação do Enem

Estudantes que buscam melhorar o desempenho na redação do...