spot_imgspot_img

Senado celebra 45 anos do Semesp a pedido de Nelsinho Trad; sessão foi presidida por Izalci Lucas

Date:

 

Em uma iniciativa do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o Senado Federal realizou uma sessão especial nesta segunda-feira (4) para celebrar os 45 anos do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

A sessão, que contou com a presença de autoridades educacionais e representantes do setor privado de ensino superior, marcou a trajetória do Semesp e sua contribuição para o desenvolvimento da educação superior no Brasil.

Nelsinho Trad, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) e autor do requerimento para a realização da sessão especial (RQS 187/2024), destacou a importância do Semesp para o país. “O Semesp consolidou uma trajetória marcada por significativas realizações que contribuíram para que São Paulo se tornasse o maior centro de educação superior particular da América Latina”.

A sessão foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), membro da FPeduQ, que destacou o trabalho realizado pelo Sindicato. “O Semesp se dedica a orientar seus associados, prestando serviço de alta qualidade e trabalhando pelo desenvolvimento da educação acadêmica brasileira. Além disso, empenha-se em defender os interesses das instituições privadas de ensino superior, responsáveis por mais de 95% do total das vagas oferecidas no Brasil em 2022”, disse Izalci.

Fundado em 15 de fevereiro de 1979, o Semesp representa instituições privadas de ensino superior de todo o país e reúne mantenedoras responsáveis por universidades, faculdades, centros universitários e centros de educação tecnológica. Atualmente, o setor privado é responsável por 88% das instituições acadêmicas brasileiras e atende 78% das matrículas totais da educação superior.

Para Elizabeth Regina Nunes Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), o Semesp “é um sindicato singular”. “Ele extravasou a pauta trabalhista e entrou na pauta do conhecimento. O Semesp saiu do lugar comum dos sindicatos para caminhar na direção de trazer autoconhecimento e cooperação. A educação brasileira não seria o que é hoje sem o Semesp. E temos capítulos novos para escrever”, ressalta Elizabeth.

Sobre a FPeduQ

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) visa discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

O post Senado celebra 45 anos do Semesp a pedido de Nelsinho Trad; sessão foi presidida por Izalci Lucas apareceu primeiro em Donny Silva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Papa Francisco: Um Pastor de Amor que Agora Renasce na Eternidade

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025,...

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...