spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veja nome escolhido para múmia “recepcionista” do Hemocentro

Date:

No início desta semana, o Hemocentro de Brasília pediu às pessoas que votassem e escolhessem o nome da múmia “recepcionista” do local. Com a pesquisa finalizada, o nome vencedor foi Sanguínea, com 47% dos 3.347  votos.

Os outros nomes, que perderam, eram:

Anêmica
Nefertiti
Pavorosa

Ainda na campanha de Halloween, o Hemocentro divulgou que, quem for doar sangue fantasiado até 31 de outubro, vai receber “uma surpresa especial”.

Como Doar

Desde março, não é mais necessário agendar doações de sangue no período da tarde. Assim, os doadores podem se dirigir diretamente à unidade hospitalar entre 14h e 18h.

Contudo, nos horários da parte da manhã, a partir das 7h15, de segunda a sábado, ainda é necessário o agendamento, que pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2 ou 0800 644 0160.

A Fundação Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte. Porém, pensando na população fora do Plano Piloto, o espaço também disponibilizará uma unidade móvel de coleta. A primeira ação será em Águas Claras, no dia 7 de maio.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa condição de saúde, além de bem alimentado e hidratado.

Recomenda-se que aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou tiveram doenças recentemente consultem o site do Hemocentro para verificar sua elegibilidade.

No caso de dengue, é necessário esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Para casos de dengue hemorrágica, o período de espera é de seis meses. Se houve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar 30 dias desde a última relação.

Pessoas com gripe devem esperar 15 dias após o término dos sintomas para doar sangue.

Para aqueles que tiveram Covid-19, é necessário esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se a infecção foi assintomática, o período de espera é contado a partir da data do exame.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Ciclo de aulas do Enem Inclusivo e Especial será concluído neste sábado (7)

Estudantes da rede pública do Distrito Federal que precisam...

GDF lança projeto para fortalecer pequenos negócios de alimentação no DF

Pequenos empreendedores do setor de alimentação terão uma oportunidade...

Segurança Pública do DF terá banco de talentos voltado à gestão e ao planejamento

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)...

Ferramenta do DF permite acompanhar investimentos e ações de segurança alimentar

A integração de informações públicas e a participação da...