spot_imgspot_img

Servidores podem se inscrever em curso para atender vítimas de violência doméstica

Date:

As inscrições para o curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, que capacita os servidores públicos no atendimento às vítimas de violência doméstica, ficam abertas de forma contínua. A capacitação está sendo oferecida de forma online, em parceria com a Escola de Governo (Egov). Podem se inscrever os profissionais das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Administração Penitenciária (Seape) e da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A turma para o ciclo que começará no dia 10 de junho já está fechada, mas os interessados podem realizar a inscrição e iniciar o curso em 10 de julho. Qualquer funcionário da administração pública poderá se inscrever também pelo site da Escola de Governo (Egov), mas para participar de forma voluntária – e não como público-alvo, que deverá participar de um dos ciclos. A população em geral também pode se inscrever, mas participa como ouvinte.

Capacitação de servidores para atendimento a vítimas de violência doméstica é oferecida de forma contínua: a cada 30 dias, novas turmas serão abertas pela Egov | Foto: Divulgação/SSP

“Esta é mais uma uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher, num esforço concentrado da SSP e do Governo do Distrito Federal (GDF) como um todo. Esta é uma pauta prioritária e que está sempre em nosso radar, pois nosso objetivo é o feminicídio zero no DF”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“Estamos fazendo de tudo para proteger as nossas mulheres desde a infância, e a educação é fundamental. Este curso decorre de uma preocupação do governo com a redução dos índices criminais. Praticamente todos os feminicídios foram elucidados no DF e os autores estão respondendo pelos crimes. Ou seja, além da prisão, precisamos cuidar das vítimas com atenção integral”, completa.

A cada 30 dias, novas turmas serão abertas pela Egov. A previsão é de que nove ciclos sejam necessários para capacitar todo o público-alvo, mas a ideia é manter a oferta por 12 ciclos.

Sob coordenação da SSP-DF, o curso foi desenvolvido com a participação de representantes das forças de segurança e das secretarias envolvidas na temática – Seape, Sejus, Saúde (SES-DF) e Mulher (SMDF) – em cumprimento a determinação do Decreto nº 45.404, de janeiro deste ano.

O documento instituiu um grupo de trabalho para a formação e aperfeiçoamento das forças de segurança no combate à violência contra a mulher. O objetivo é garantir um atendimento mais acolhedor e informativo às vítimas, com a apresentação dos programas e políticas públicas existentes e evitando a revitimização.

A meta é capacitar 24 mil servidores do público-alvo até outubro de 2025. “Lançamos a primeira etapa, que foi finalizada na última semana, e seguimos agora com novas inscrições. O objetivo é que todos os servidores sejam capacitados para atender, de forma ainda mais qualificada, as vítimas de violência”, explica o coordenador do programa Ressignificar, o delegado Rafael Sampaio.

Conteúdo

O curso é composto por três módulos. O primeiro aborda a história e o contexto social da violência contra as mulheres. O segundo apresenta as ações concretas do GDF, enquanto o último aponta as estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres nas instituições de segurança pública do DF. Metade do curso será oferecida de forma online pela plataforma da Egov, numa carga horária de 20 horas/aula, e a outra metade em aulas presenciais – esse último formato foi desenvolvido apenas para o público-alvo.

Parte prática

O edital com as propostas para a próxima fase, a prática, foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) nesta semana. A fase será custeada pelo Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal (FUSP).

*Com informações da SSP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...