A trajetória parlamentar do deputado Iolando (MDB), iniciou em 2019, desse momento em diante começa a sua atuação no legislativo local. Embora 2019 seja o ponto de partida, o deputado Iolando trilhou um amplo caminho até aqui.
Filho de nordestinos, brasiliense, que a quase cinquenta anos vive em Brazlândia, graduado em Teologia e Filosofia, militar reformado da Força Aérea Brasileira, fundador da União Brasileira de Pessoas com Deficiências (UBRAPOD) e após disputar quatro eleições em 2018 foi eleito deputado distrital com 13 mil votos.
Resiliência é a palavra que define bem Iolando, após passar por trágico acidente de motocicleta que lhe causou danos irreparáveis, como a perda total dos movimentos do braço direito, resultando em uma deficiência permanente. A vida lhe trouxe um novo sentido, trabalhar pelo próximo e pelas causas em prol dos deficientes.
Como deputado distrital tem atuado nas seguintes bandeiras: em defesa e pelos direitos das pessoas com deficiência, regularização fundiária, educação, mobilidade entre outras pautas.
Seu mandato é pautado na defesa da justiça social, justiça tributária, inclusão social, geração de emprego e renda, direito do consumidor, ensino profissionalizante e causas voltadas para o idoso.
Iolando é autor do Estatuto da Pessoa com Deficiência no DF, o parlamentar defende a conscientização e adequação de recursos para o grupo. Um marco legal e temporal na defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A Lei nº 6.637/2020, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, visa estabelecer diretrizes normativas para garantir, viabilizar e defender o desempenho de todos os direitos garantidos pela Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) e também de outras leis distritais.
O deputado Iolando também foi o propositor da criação da Primeira Secretária da Pessoa com Deficiência no DF. O parlamentar é o primeiro secretário da mesa diretora para a legislatura 2019/2022, da Casa.
Nessa quarta-feira (06), ás 8 h o Deputado Distrital Iolando vai contar um pouco da sua trajetória em entrevista no programa Atos & Fatos, transmitido na Rádio Brasília FM 98.1, e pelo canal no youtube Brasília FM 98,1 A mais legal da cidade.
Da Redação