spot_imgspot_img

Projeto de lei que reestrutura carreira socioeducativa é aprovado pela CLDF e agora vai à sanção

Date:

Secretaria de Justiça e Cidadania celebra a proposta de iniciativa do governo por atender antiga reivindicação dos servidores

Marcello Antunes, Ascom/Sejus

Com a galeria lotada de servidores comemorando, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (12), em processo simbólico, a proposta de iniciativa do Governo Distrital que promove a reestruturação da carreira Socioeducativa no quadro de pessoal – projeto de lei nº 1.425/2024. Essa área do serviço público faz parte da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis). A carreira, a partir deste momento, terá servidores que ocupavam o cargo de técnico socioeducativo e passam a ser enquadrados como agentes.

“Depois de muito debate e construção, aprovamos essa lei que era uma antiga reivindicação dos servidores. E podemos notar que esse reenquadramento valoriza a carreira e traz melhoria salarial para quem está com 30 ou 40 horas de jornada”, comemorou a Secretaria de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que acompanhou a votação no plenário da CLDF.

Durante o processo de votação, o presidente da CLDF, deputado Wellinton Luiz, parabenizou a sensibilidade do governador em atender o pleito dos servidores que era antigo. Ele também parabenizou a secretária Marcela Passamani e representantes sindicais pela chegada ao consenso. O deputado Fábio Félix (PSOL), da carreira socioeducativa, relatou o voto favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agradeceu o empenho da secretária Marcela.

O projeto aprovado alterou sete artigos (9,10, 15,16,17,18 e 21) da Lei 5.351 de 4 de junho de 2014. Basicamente, a carreira possui três denominações: especialista socioeducativo, com progressão na carreira a partir da 3ª, 2ª, 1ª classes e especial, agente socioeducativo, pelo mesmo critério dos especialistas e auxiliar socioeducativo, com classe única e dez estágios de progressão ao longo da carreira. Os salários variam de acordo com a jornada.

A Gratificação de Desempenho Socioeducativo (GDSE), criada pela Lei nº 3.354. de 9 de junho de 2004, terá seu percentual alterado em 1º de julho de 2025, para 35% nas áreas de Medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e acompanhamento externo de jovens em medida de internação com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O percentual de 25% caberá ao pessoal da área de medidas socioeducativas de meio aberto e 15% para os demais servidores. Os integrantes da carreira deixam de receber a Gratificação por Atividade de Risco (GAR). Também a partir de 1º de julho de 2025, servidores lotados nas unidades dos conselhos tutelares e na Unidade 18 de Maio passam a receber gratificação de 25%, cuja identificação será Gratificação por Atividades em conselhos tutelares e Dezoito de Maio (GACTM).

O post Projeto de lei que reestrutura carreira socioeducativa é aprovado pela CLDF e agora vai à sanção apareceu primeiro em Donny Silva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...