Os professores em exercício nas redes pública e privada de todo o país , inclusive os contratados temporariamente já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O pedido é feito pelo site do programa Mais Professores para o Brasil, por meio da conta no Gov.br.
O documento vale para profissionais de todas as etapas da educação, da educação infantil ao ensino superior. O Ministério da Educação estima que até 2,7 milhões de carteiras podem ser emitidas voluntariamente no país.
A CNDB tem validade nacional por dez anos, contados a partir da data que aparecerá na própria carteira.A proposta do governo federal é facilitar a identificação dos docentes e abrir acesso a vantagens, como descontos de meia-entrada em eventos culturais e outros benefícios em lojas parceiras do programa.
Como pedir a CNDB
A carteira não é obrigatória para o exercício da profissão. Para solicitar, o professor precisa:
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ter CPF regular na Receita Federal;
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estar em exercício da atividade docente em instituição cadastrada no MEC;
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ter uma conta no Gov.br para fazer o login.
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Ao acessar o link do Mais Professores, o sistema puxa automaticamente os dados pessoais e o vínculo com a instituição, conforme as bases federais e das redes de ensino. O docente deve conferir essas informações, preencher o endereço completo e os contatos (e-mail e telefone) e enviar digitalmente uma foto 3×4 no padrão exigido pelo MEC.
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Na própria tela será possível ver a versão digital da CNDB com foto e dados. Se tudo estiver correto, basta confirmar a emissão. O arquivo para download ficará disponível imediatamente, permitindo que o professor já usufrua dos benefícios do programa.
A versão impressa da carteira, segundo o Ministério da Educação, só será distribuída a partir de 2026.