A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu um passo estratégico na modernização da manutenção viária do Distrito Federal. A partir desta semana, a empresa passa a operar com seis novos caminhões do tipo Truck, equipados com caçamba térmica e kit completo para manutenção de pavimento, tecnologia utilizada pela primeira vez no DF.
A apresentação oficial dos veículos ocorreu nesta sexta-feira (12), na Regional da Novacap em Ceilândia, com a presença do presidente da Companhia, Fernando Leite, do diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, do presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior, do administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida, além de representantes do Governo do Distrito Federal.

O investimento representa um avanço significativo no serviço de tapa-buraco, que passará a atender todas as 35 regiões administrativas do DF, conforme as solicitações encaminhadas e previamente vistoriadas.
Tecnologia inédita melhora qualidade e durabilidade do asfalto
A principal inovação está na caçamba térmica, que mantém a massa asfáltica aquecida durante todo o dia. Atualmente, o material sai da usina a cerca de 170°C, mas perde temperatura durante o transporte, o que compromete a compactação e reduz a durabilidade do reparo.
Com os novos caminhões, a massa permanece na temperatura ideal, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, especialmente durante o período chuvoso, quando a infiltração de água acelera o surgimento de buracos.
Os veículos contam com bica dirigível para distribuição precisa da massa, serra de corte para preparo do pavimento e placa vibratória para compactação, além de reservatórios próprios para água e emulsão. O conjunto inclui ainda compartimentos para ferramentas e acessórios, permitindo que todo o processo de recomposição do pavimento seja realizado com um único veículo, sem necessidade de equipamentos adicionais.
Essa integração reduz o tempo das operações e amplia a eficiência das equipes em campo.
Com a massa mantida aquecida por longos períodos, as equipes poderão atuar em dois turnos. Antes, os trabalhos se concentravam apenas pela manhã, devido ao rápido resfriamento do material.
Agora, será possível carregar os caminhões pela manhã, executar os serviços, retornar à usina por volta das 13h para novo carregamento e seguir com os reparos ao longo do dia, inclusive em regiões mais distantes, como Planaltina. A mudança amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas da população.
“A adoção dos caminhões com caçamba térmica transforma a eficiência do tapa-buraco. Antes, o basculante trazia limitações de deslocamento e consequente perda de temperatura da massa. Agora, com todo o equipamento integrado, garantimos continuidade na operação, maior precisão e respostas mais rápidas às demandas da população”
afirmou Walquiria Marra, chefe do Departamento de Regionais da Novacap.
A execução dos serviços ficará a cargo do Departamento de Transporte (DETRA), atendendo à Diretoria das Cidades por meio do Departamento de Regionais. Os caminhões foram contratados da empresa FCB – Transporte Logística e Serviços Gerais Ltda., em regime de prestação continuada sob demanda, com investimento aproximado de R$ 20 milhões.
O contrato tem vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por até cinco anos.
Segundo o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, a ampliação da frota já está planejada. “Em janeiro, a previsão é aumentarmos a frota para 12 caminhões e, na sequência, elevar o quantitativo para 36 veículos, para atender prontamente todas as regiões administrativas do DF”, destacou.
Já o presidente da Companhia, Fernando Leite, ressaltou o ganho de qualidade proporcionado pela nova tecnologia. “Até agora, o trabalho era executado manualmente, com a massa chegando abaixo da temperatura ideal no local da aplicação, o que comprometia o resultado. Buscamos tecnologia e trouxemos o que há de mais moderno, com caminhões que mantêm a temperatura da massa por até 10 horas, elevando o padrão de qualidade do serviço prestado à população do DF”, afirmou.
A modernização do tapa-buraco impacta diretamente a segurança no trânsito, reduzindo riscos de acidentes e danos aos veículos. Durante o período chuvoso, buracos podem surgir em poucas horas devido ao desgaste do pavimento e ao tráfego intenso, tornando o atendimento rápido ainda mais essencial.
Os equipamentos já passaram por testes operacionais e os servidores receberam treinamento específico. A execução plena dos serviços começa na segunda-feira (15), com equipes formadas por um encarregado e cinco serventes.


