O governador Ibaneis Rocha entregou nesta quarta-feira (26) o Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), consolidando um corredor exclusivo de ônibus entre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e o Terminal Asa Sul. A iniciativa faz parte do esforço do GDF para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos na capital.
A liberação da parte inferior do viaduto permite que ônibus com portas dos dois lados circulem sem interferência do tráfego de veículos particulares, garantindo viagens mais rápidas e seguras. Ao todo, 50 linhas e 354 ônibus serão beneficiados diariamente, atendendo passageiros que seguem para o Setor Policial Sul, L2 e L4 Sul, Terminal Asa Sul e Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Essa obra representa um passo importante para diminuir o tempo de deslocamento da população. É um investimento em conforto, segurança e mais qualidade de vida para os brasilienses”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a entrega.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, destacou que a medida proporciona economia de tempo para os passageiros. “O corredor exclusivo permite que os ônibus evitem o tráfego de carros, tornando as viagens mais rápidas e permitindo que as pessoas tenham mais tempo com suas famílias”, disse.
O projeto inclui ainda faixas exclusivas, novas estações de embarque e desembarque, acessos seguros para pedestres e vias reconfiguradas. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a reorganização do trânsito traz mais agilidade e segurança para os usuários do transporte público.
Além da Epig, o GDF ampliou a passarela da Octogonal e reconfigurou vias próximas para três faixas de tráfego geral, contribuindo para reduzir engarrafamentos nos horários de pico. O corredor do Eixo Oeste, com 38,7 km, prevê reduzir em até 30 minutos o tempo de deslocamento entre o Sol Nascente e o Plano Piloto.
“Estamos entregando uma obra que vai transformar a rotina de milhares de brasilienses, melhorando a circulação dos ônibus e proporcionando mais fluidez ao trânsito da cidade”, reforçou Ibaneis Rocha.


