A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) realiza, no próximo dia 30 de setembro, o Dia D, um mutirão voltado exclusivamente à contratação de pessoas com deficiência (PcD). O evento acontece das 9h às 15h, no hall de entrada da Agência do Trabalhador do Plano Piloto, reunindo empresas que disponibilizam vagas em cumprimento à legislação de cotas e em compromisso com a inclusão social.
Realizado anualmente em setembro, o mutirão integra o calendário do Mês da Pessoa com Deficiência, período marcado por ações de valorização, conscientização e promoção da diversidade. Mais do que um espaço de intermediação entre candidatos e empregadores, o Dia D representa um gesto simbólico e prático em defesa da construção de uma sociedade mais acessível, onde a inclusão deixa de ser discurso para se transformar em prática cotidiana.
Segundo a Sedet-DF, a iniciativa busca também incentivar empresas a adotarem uma postura mais ativa em relação à diversidade e acessibilidade, reforçando políticas públicas já existentes. A expectativa é que a ação gere resultados concretos, tanto para os profissionais que buscam oportunidades quanto para o setor produtivo, que passa a contar com uma rede de talentos qualificados e engajados.
O Dia D, além de conectar oferta e demanda no mercado de trabalho, se firma como instrumento de transformação social. Ao dar visibilidade às potencialidades das pessoas com deficiência e abrir espaço para que as empresas se comprometam de forma efetiva, o mutirão consolida o papel do poder público como indutor de práticas inclusivas e amplia a perspectiva de cidadania para milhares de brasilienses.


