O cuidado com o bem-estar físico e mental dos servidores das forças de segurança do Distrito Federal conta com um novo reforço a partir desta segunda-feira (14) com a inauguração do Centro de Apoio Biopsicossocial (CAB). A iniciativa do GDF é pioneira no país e faz parte do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
O espaço está localizado em um ponto estratégico, próximo à sede do Detran-DF, ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e à SSP-DF. “É a vanguarda do Distrito Federal no cuidado de quem cuida. Nossos agentes de segurança pública realmente tem um serviço exemplar aqui, nós somos a melhor segurança pública do Brasil e precisamos de cuidado. Nós sabemos que pós-pandemia, a questão da depressão e do autoextermínio tem preocupado a todos os gestores públicos não só na segurança pública, mas a toda população e essas pessoas precisam de estar preparadas. O legado que nós deixamos para a Secretaria de Segurança é a criação desse Centro Biopsicossocial”, destacou a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, durante a cerimônia de inauguração. A chefe do Executivo anunciou que estudos para a implementação de mais dois polos de atendimento, nas regiões Norte e Sul do DF, serão feitos.
Com investimento superior a R$ 3 milhões, o espaço oferece uma infraestrutura completa, incluindo academia de ginástica, vestiários, sala de atividades físicas coletivas, além de salas para atendimentos individuais de psicologia, terapia ocupacional, e outras terapias. O centro também conta com uma sala para desenvolvimento de terapias coletivas, preparação para aposentadoria e grupos de reflexão voltados para profissionais da segurança pública envolvidos em situações de violência doméstica, como parte dos programas Lei Maria da Penha e Grupo Refletir.
“A estrutura já está 100% já disponível para os nossos policiais militares, policiais civis, membros do Corpo de Bombeiros, colegas do Detran, colegas do sistema penitenciário, todos esses que fazem o dia a dia da nossa população mais seguro, mas muitas vezes a custa desse desgaste pessoal, destaca o secretário da SSP-DF, Sandro Avelar. Segundo ele, a ação não beneficia apenas os servidores, mas também a sociedade como um todo. “Um servidor mais saudável tem melhores condições de prestar cada vez mais um melhor atendimento a nossa população”, conclui.
Facilidade no acesso
O centro é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e atende a todas as forças de segurança do Distrito Federal. A responsabilidade pela gestão do espaço é da competência da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas. “O servidor tem acesso a uma agenda de serviços por um canal do WhatsApp e pode escolher a melhor opção e horário para agendar”, explica o subsecretário de Ensino e Gestão de Pessoas da SSP-DF, Marcos Leôncio Sousa.
Há quatro anos na área da segurança, a assessora especial da SSP-DF Janayna Reis, 29, acredita que a nova estrutura vai proporcionar mais qualidade de vida no dia a dia. “Já estou pensando em uma nova rotina. Pretendo incluir, depois do meu horário de trabalho, algum tipo de exercício”, planeja. “A gente segue uma rotina todos os dias e esquece do psicológico, então é extremamente importante esse espaço pra gente”, acrescenta a servidora.
DF Mais Seguro
A construção e implantação do Centro de Apoio Biopsicossocial integra o Eixo 5 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integrada. Intitulado Servidor Mais Seguro, esse componente do programa visa ao desenvolvimento de habilidades e à promoção da saúde física e mental dos agentes de segurança pública, impactando diretamente na qualidade da prestação de serviços à comunidade.
Entre as ações que fazem parte desse eixo estão o incentivo a atividades esportivas, a instalação de academias de ginástica, cursos de aperfeiçoamento profissional e a previsão de novos concursos públicos para as forças de segurança pública.