Em busca de um sistema tributário mais equitativo, o Distrito Federal sediou nesta terça-feira (18) o ciclo “Elas conversam sobre a Reforma Tributária”, reunindo procuradoras, economistas e representantes do governo para trocar experiências e discutir soluções práticas.
O debate abordou, entre outros temas, os impactos da tributação sobre o consumo e formas de reduzir desigualdades. Participaram procuradoras como Julia Carneiro (RJ), Nubia Castilhos (Fazenda Nacional) e Rebeca Cavalcante (DF), que, junto com Cristiane Araújo de Faria, da Secretaria de Fazenda do DF, compartilharam experiências e sugeriram medidas práticas para tornar a transição tributária mais justa.
Um talk show interativo trouxe discussões sobre cessão de direitos creditórios e negociação tributária, com a participação de Maria Auxiliadora Durán, Raíssa Cabús, Igor Oliveira e João Grogne, procurador-geral adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS. O formato permitiu que o público fizesse perguntas diretas, tornando o debate mais dinâmico e esclarecedor.
Para o secretário de Economia, Daniel Izaias, encontros como este são fundamentais para preparar o setor público diante das novas regras. “Eventos assim fortalecem a gestão fiscal e contribuem para políticas públicas mais justas e eficientes”, destacou.
O ciclo também teve como objetivo qualificar a equipe técnica para lidar com o novo sistema tributário, abordando temas como justiça fiscal, soluções consensuais e estratégias para reduzir litígios e agilizar processos de arrecadação.
Próxima edição
A segunda edição do ciclo está marcada para 3 de dezembro e tratará de responsabilidade das plataformas digitais, sujeição ativa e passiva do IBS e contencioso tributário. O encerramento ficará a cargo da ministra Regina Helena Costa, do STJ, que fará uma análise geral dos efeitos da Reforma Tributária. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Egov.


