A travessia de pedestres em Ceilândia ficou mais segura nos últimos três dias. A região recebeu a reforma de cerca de 10 faixas de pedestres em locais estratégicos, como escolas, faculdades e avenidas de grande fluxo de veículos. A iniciativa faz parte de um programa da administração regional em parceria com o Detran-DF, que mapeia e prioriza áreas que mais necessitam de manutenção e sinalização.
Os serviços são realizados principalmente à noite, para evitar transtornos no trânsito e agilizar a execução. “Manter as sinalizações em boas condições é essencial para proteger pedestres e motoristas, principalmente crianças e idosos”, ressalta Dilson Resende, administrador regional de Ceilândia.
O entorno do Centro de Ensino Fundamental 14 (CEF), no P Sul, é um exemplo do impacto da iniciativa. Para Pricilla Cavalcante Pinheiros, mãe da estudante Gabriela, a reforma trouxe mais tranquilidade. “Agora os motoristas respeitam a travessia e nos sentimos mais seguros vendo nossos filhos atravessarem”, conta.
Além das faixas horizontais, a sinalização vertical também foi reforçada. “Em locais de maior fluxo, garantimos que placas e alertas chamem mais atenção, incentivando o respeito à travessia”, explica Manoel Porcidônio, analista em Atividade de Trânsito do Detran-DF.
O Distrito Federal conta atualmente com 4.491 faixas de pedestres mapeadas. A manutenção segue um cronograma atualizado conforme as necessidades identificadas em campo, reforçando o compromisso do Governo do DF com a segurança viária e o bem-estar da população.
Locais atendidos em Ceilândia:
-
QNP 32 – Escola Classe 52
-
QNP 16 – CED 06 (Área Especial)
-
QNP 14 – CEI 01
-
QNP 36 – Escola Classe 52
-
QNP 28 – Centro de Ensino Fundamental 14
-
QNN 40 – Sementinhas Berçário e Creche
-
Área Especial P Sul – Colégio Tiradentes
-
QNP 30/34 – CEF 13
-
QNP 10 – CEF 18
-
QNP 28 – CEF 14


