spot_imgspot_img

Anadem: nova lei que garante acesso a cuidado integral para pessoas com Alzheimer é marco para o País

Date:

 

Sociedade destaca que a legislação beneficiará não apenas os idosos acometidos por
estas doenças, mas também os familiares e demais envolvidos

 

Pacientes com a doença de Alzheimer e outras demências terão direito ao cuidado integral a partir de agora. Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n.º 4.364/2020, que institui a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências.

 

Com a lei, novas diretrizes serão adotadas, o que inclui, com foco na prevenção, a capacitação dos profissionais de saúde públicos e privados, assim como a detecção de sinais e sintomas das doenças em estágios iniciais, e assistência e integração dos serviços de saúde.

 

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, trata-se de um marco relevante para o País. Entre os principais benefícios da medida estão o apoio para ampliar a qualidade de vida das pessoas com demências e o suporte à atuação dos cuidadores – estes são, em geral, familiares mulheres com idade igual ou superior a de 60 anos.

 

“A partir da promulgação da nova lei, que altera a Lei Orgânica n.º 8.742, de 1993, o setor público estará efetivamente apoiando a oferta de cuidado integral à saúde física, mental e emocional dos pacientes, algo fundamental para garantir um tratamento de qualidade. É um primeiro passo frente ao desafio que as demências configuram para a saúde pública”, explica o especialista.

 

O Brasil possui mais de 30 milhões de idosos – a estimativa é de que sejam 60 milhões em 2050. Há mais de 1,2 milhão de pessoas afetadas por demências no País, número que cresce a cada ano. “Para que a lei cumpra seu objetivo, o Ministério da Saúde deverá orientar e direcionar de forma criteriosa gestores públicos, profissionais e prestadores de serviços da saúde”, reforça Canal.

“Para que a lei cumpra seu objetivo, o Ministério da Saúde deverá orientar e direcionar de forma criteriosa gestores públicos, profissionais e prestadores de serviços da saúde”, reforça o presidente da Anadem, Raul Canal

 

Pontos importantes

A partir de agora, os sistemas de informação e registro do SUS deverão ser abastecidos pelos gestores públicos com notificações sobre a ocorrência da doença de Alzheimer e de outras demências. Mais do que assegurar a disseminação da informação, o objetivo é dar suporte à área da pesquisa clínica e receber, inclusive, a contribuição de instituições do exterior.

 

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

 

O post Anadem: nova lei que garante acesso a cuidado integral para pessoas com Alzheimer é marco para o País apareceu primeiro em Donny Silva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Papa Francisco: Um Pastor de Amor que Agora Renasce na Eternidade

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025,...

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...