spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

GDF intensifica manutenção da rede pluvial em Taguatinga

Date:

Um trabalho concentrado de prevenção a novos alagamentos está sendo executado em Taguatinga após as chuvas intensas que atingiram a região no sábado (7). O Governo do Distrito Federal mobilizou equipes para atuar no entorno do viaduto localizado no entroncamento entre a Estrada Parque Guará (EPTG) e o Pistão Sul (DF-001), área que registrou acúmulo significativo de água.

As ações incluem limpeza profunda, manutenção e desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais e são realizadas de forma integrada pelo programa GDF Presente e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os trabalhos seguem neste domingo (8) e devem ser concluídos na segunda-feira (9).

No local, 12 profissionais operam com o apoio de três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa. Mesmo se tratando de um trecho viário cuja responsabilidade é do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a Novacap acionou imediatamente uma empresa terceirizada para atender à demanda emergencial.

De acordo com o chefe do Departamento de Drenagem da companhia, Lânio Trida, a resposta rápida faz parte da rotina da empresa durante o período chuvoso. “As equipes estão em campo diariamente em diversas regiões do DF. Quando surgiu a necessidade em Taguatinga, o atendimento começou ainda no sábado e seguirá até a completa normalização da rede”, explicou.

A Novacap mantém um calendário contínuo de limpeza do sistema de drenagem urbana em todas as regiões administrativas, aliado a atendimentos emergenciais sempre que necessário. Durante o serviço, são retirados resíduos sólidos, areia, terra, folhas e até raízes, materiais que dificultam o escoamento da água da chuva e elevam o risco de enchentes.

Segundo o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Rodrigo Caverna, a atuação foi desencadeada após vistoria técnica na via sob o viaduto, que dá acesso ao centro de Taguatinga. “A orientação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, foi agir de imediato. Comunicamos o órgão responsável para executar os serviços e minimizar impactos à população”, afirmou.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destacou que a ação reflete a integração entre os órgãos do GDF. “Sabemos dos transtornos causados pelo acúmulo de água na entrada da cidade e lamentamos o ocorrido. As providências foram tomadas rapidamente, com a Novacap e o DER-DF atuando juntos para resolver o problema”, declarou. “Esse é o padrão de resposta que buscamos: rapidez e atenção às demandas da comunidade.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Celina Leão acompanha programação na Esplanada durante aniversário de Brasília

A Esplanada dos Ministérios foi tomada por música, serviços...

Celina Leão anuncia proposta de internação compulsória humanizada no Distrito Federal

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou...

HRSM reforça atendimento especializado com novo equipamento odontológico

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) incorporou uma...

Saúde leva vacinação a locais de grande movimento no DF

A rotina de quem saiu para resolver pendências ou...