A disputa pelo comando do Banco de Brasília (BRB) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (24). A poucas horas da sabatina que poderá confirmar seu nome para a presidência da instituição, o economista Nelson de Souza participou de um encontro reservado com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB).
Segundo interlocutores, a conversa teve um tom pragmático. Nelson apresentou aos parlamentares sua avaliação sobre o cenário delicado vivido pelo banco e reforçou suas credenciais técnicas. Para Wellington, que conduziu a reunião, o gesto ajudou a reduzir tensões internas.
“O diálogo foi produtivo e nos transmitiu confiança. Ele demonstra domínio do cenário e disposição para enfrentar desafios imediatos”, afirmou o presidente da Casa após o encontro. De acordo com ele, a experiência de Nelson no setor financeiro o habilita a conduzir o BRB em meio à turbulência atual.
Dia decisivo no Legislativo
A sabatina está marcada para esta terça-feira (25). O nome de Nelson será analisado inicialmente pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e, em seguida, submetido ao plenário. A expectativa é que a votação ocorra ainda no mesmo dia.
Caso seja aprovado, ele deve assumir a presidência rapidamente, já que o cargo está vago desde o afastamento judicial do antigo dirigente.
A indicação partiu do governador Ibaneis Rocha (MDB) e ocorre em meio à crise provocada pelo afastamento de Paulo Henrique Costa, alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A investigação apura um suposto esquema de emissão e negociação de créditos falsos.
Dentro do Palácio do Buriti, a chegada de Nelson é tratada como uma tentativa de reorganizar o ambiente interno do BRB e conter a instabilidade gerada pela operação policial.


