Em apenas sete dias, a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) realizou uma série de ações de fiscalização que resultaram na apreensão de mercadorias avaliadas em mais de R$ 3 milhões, todas transportadas sem a documentação fiscal correta. A iniciativa envolveu rodovias e transportadoras e teve como foco garantir a legalidade do comércio na capital federal.
Entre os itens retidos estão 38 mil latas de cerveja, 4.200 refrigerantes, 22 mil litros de óleo lubrificante automotivo, 26 toneladas de adubos e fertilizantes, 625 conjuntos de mesas e cadeiras, 25 toneladas de farinha de trigo, 12,1 mil litros de óleo de soja, 15 toneladas de açúcar e 500 quilos de café.
“Mais do que fiscalizar, nosso objetivo é preservar a integridade do mercado e garantir que quem cumpre a lei não seja prejudicado. É uma forma de incentivar o comércio legal e a competitividade justa”, afirmou Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária da Seec-DF.
Segundo a secretaria, essas ações resultaram em créditos tributários que somam mais de R$ 1,4 milhão entre impostos e multas. “Usamos inteligência fiscal e análise de risco para antecipar problemas e atuar antes que irregularidades se tornem maiores. Isso aumenta a percepção de fiscalização e estimula o cumprimento voluntário das regras”, completou Silvino.
As operações foram concentradas nas rodovias BR-020, BR-060 e BR-251, corredores estratégicos para o transporte de mercadorias no Distrito Federal.


