spot_imgspot_img

Produção industrial nacional recua 0,5% em abril, aponta IBGE

Date:

Em abril de 2024 a produção industrial nacional apresentou uma queda de 0,5% em relação a março, na série com ajuste sazonal. Esse resultado marca o fim de dois meses seguidos de crescimento, período em que acumulou expansão de 1,0%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O economista Lauro Chaves Neto, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), explica que o comportamento ascendente da produção industrial foi interrompido levemente por fatores sazonais.

“No mercado externo, nós temos uma série de conflitos geopolíticos, como a guerra de Israel, guerra da Ucrânia, e isso tem afetado as demandas globais de produtos industriais. Sem contar que o nosso sistema tributário prejudica em muito a competitividade da nossa indústria”, aponta.

Ele afirma que é ”importante” encarar a indústria como o motor da economia, pois ela possui um efeito multiplicador e irradia seus benefícios para todos os setores. Por outro lado, ele também pontua que o crescimento do comércio e dos serviços faz com que aumente a demanda pela indústria no mercado.

A economista e conselheira federal do Cofecon Ana Cláudia Arruda explica que a queda foi puxada por indústrias extrativas, especialmente a produção de minério de ferro e petróleo, e recuou 3,4%. Outra contribuição negativa veio de produtos alimentícios (-0,6%).

Apesar disso, Arruda destaca que no acumulado do ano houve uma recuperação na atividade industrial.

“É um setor que está reagindo positivamente. No primeiro quadrimestre de 2024 a atividade industrial já acumula uma alta de 3.5%. Em 12 meses, a atividade cresceu 1.5%. Mesmo com a queda, é possível observar movimentos interessantes em outros setores estratégicos para a economia, como a indústria automobilística”, ressalta.

Os dados do IBGE mostram que a média móvel trimestral registrou um aumento de 0,2% no trimestre encerrado em abril de 2024 em comparação com o mês anterior.

Expectativas

Para André Galhardo, consultor econômico da Remessa Online, o setor industrial deve apresentar melhora no decorrer do ano e encerrar 2024 no “azul”.

Ele pontua que em alguns momentos a produção industrial ficou negativa e sofreu com os efeitos da pandemia e da taxa de juros elevada.

“Agora, com o restabelecimento completo das atividades e com a redução da taxa de juros, embora ainda muito aquém daquilo que a gente precisaria, isso deve favorecer a indústria no longo prazo. Então a gente espera por uma retomada”, afirma.

De acordo com o IBGE, vale lembrar que com os resultados de abril de 2024, a produção industrial se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 16,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Fonte: Brasil 61

Foto: usertmk/Freepik

O post apareceu primeiro em .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Papa Francisco: Um Pastor de Amor que Agora Renasce na Eternidade

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025,...

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...