spot_imgspot_img

Westphalen apresenta proposta que cria o programa Retoma RS

Date:

​‌
Texto prevê ações como desoneração da folha de pagamento; Parlamentar também apresentou proposta para suspender parcelas do FIES

O deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas-RS) apresentou o projeto de lei 2020/2024 que cria o programa Retoma RS. A proposição contém uma série de medidas para pessoas físicas e jurídicas que residem nos municípios gaúchos em estado de calamidade pública ou situação de emergência em decorrência do desastre climático que atingiu o estado no mês de maio.
​‌
Entre as ações propostas pelo texto está a desoneração da folha de pagamento, a aplicação da alíquota zero das contribuições destinadas à seguridade social, isenção do imposto de renda de pessoa física, a autorização de medidas trabalhistas alternativas, como o teletrabalho, antecipação de férias individuais, a concessão de férias coletivas imediatas, e o pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem).
​‌
Com exceção do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que a proposição prevê duração de até 90 (noventa) dias, prorrogável enquanto durar a declaração de calamidade, as demais medidas deverão valer por cinco anos.
​‌
O deputado Pedro Westphalen explica que a adoção de ações que criem condições para a retomada da economia gaúcha e para evitar o êxodo de empresas e pessoas do estado é urgente. “Dados da Fiergs apontam que 94,3% da nossa atividade econômica foi afetada. E do impacto às empresas decorrem prejuízos a uma cadeia gigantesca composta por empregados, fornecedores, transportadores, prestadores de serviços, e outros. Estamos falando da quarta maior economia do País, que mantém 1,48 milhões de carteiras assinadas. É este quantitativo que está em vias de colapsar “, diz.
​‌
Para o parlamentar, o conjunto de incentivos fiscais pode ajudar a garantir a sobrevivência do Rio Grande do Sul. “Essas ações vão permitir que os contribuintes que aqui residem e investem sigam honrando com as suas obrigações até que suas atividades sejam retomadas por completo, superado um período mínimo para a reconstrução do Estado”, justifica.
​‌
Financiamento Estudantil
Preocupado com a evasão do ensino superior no Rio Grande do Sul, o parlamentar também apresentou projeto de lei alterando a lei que trata do FIES. A proposta visa, entre outras ações, a concessão de financiamento temporário aos estudantes de cursos superiores não gratuitos em universidades localizadas no Rio Grande do Sul e com vínculo com o FIES.
​‌
Além disso, suspende as obrigações de pagamento enquanto durar o período de calamidade pública no estado. “Com isso, os alunos ficam dispensados da amortização do saldo devedor, dos eventuais juros incidentes sobre o financiamento e da quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos, bem como a inscrição de inadimplentes em cadastros de crédito”, explica.
​‌
Conforme os dados do Mapa do Ensino Superior, o estado possui mais de 575 mil alunos em cursos de graduação, sendo que 82% deles frequentam instituições particulares.

 

O post Westphalen apresenta proposta que cria o programa Retoma RS apareceu primeiro em Donny Silva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Papa Francisco: Um Pastor de Amor que Agora Renasce na Eternidade

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025,...

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida...

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na unidade de...

Celina Leão se fortalece como sucessora de Ibaneis na disputa ao Governo do DF em 2026

Vice-governadora do Distrito Federal e nome de confiança de...