Professor Eluides Agapito: além da educação!

0
Arquivo Pessoal

Como temos falado o Recanto das Emas é uma cidade bastante politizada, prova disso é que pré-candidaturas de moradores da cidade têm suscitado. E o pleito de 2018 contará com nomes recantenses pleiteando uma das 24 cadeiras da CLDF.

A exemplo dessa politização e pré-candidatura temos o Professor Eluídes Agapito, um nome bem conhecido na cidade que pretende pleitear uma das 24 vagas da CLDF pelo Progressistas.

Perfil

Arquivo Pessoal

Eluides Agapito Moreira, 53 anos, morador do Recanto das Emas há 22 anos, foi diretor de esporte da Administração Regional da cidade   por 5 anos, professor de educação física, há 8 anos é gestor do CEF 405 do Recanto das Emas. Veio morar no Recanto das Emas nos primeiros anos de existência da cidade e desde então nutre um carinho pela cidade que escolheu para morar com sua família.

Blog: Professor Eluídes nós estamos em um ano eleitoral e o senhor como um dos pioneiros da cidade, e esse ano o senhor decidiu disputar uma das 24 vagas da CLDF, uma grande empreitada. O senhor como um conhecedor da área da educação, qual o seu projeto para educação?

Eluides: Na área da educação nós temos dois pontos; um é a construção de novas escolas   em todo Distrito Federal e na área urbana. Por que as salas de aula estão superlotadas, temos ciência que algumas escolas em algumas Regiões Administrativas de Brasília estão com as salas vazias, inclusive até salas fechadas e já em outras escolas há superlotação, a exemplo do Recanto das Emas, que os moradores daqui estão indo estudar no Gama. Outra coisa que a gente vai trabalhar em prol, é a Escola Integral, porque eu acredito que a escola em tempo integral resolverá boa parte das nossas questões sociais, com uma educação multidisplinar e humanizada.

Blog: Professor nós sabemos que a questão educação no nosso país não tem sido valorizada da maneira que deveria, no que tange aspectos educacionais assim como a valorização dos profissionais de educação. Em meio a essas dificuldades e olhando para a nossa realidade, aqui em Brasília falta recurso para a educação, falta gestão ou falta comprometimento por parte do governante?

Eluides: Olha eu acredito que falte as três coisas: falta gestão, falta compromisso e falta valorização do professor. Quando eu digo valorização do professor não seja somente na questão de remuneração mais sim valorização do professor dentro da sala de aula. Pois uma escola onde há 45 alunos dentro de uma sala de aula para um professor   tomar de conta, é bastante complicado, daí que surge problemáticas como a desobediência por parte dos alunos, desrespeito e falta de comprometimento. Com isso o nosso quadro de profissionais da SEDF está com altos índices de atestados médicos, uma das grandes causas desses atestados é o estresse. Nossos profissionais da educação estão adoecendo!

Blog: Eluídes você é professor de educação física, você é morador do Recanto das Emas, já foi gerente de esportes na administração regional da cidade, atualmente é gestor educacional. Qual o DNA que você deseja deixar para os moradores do Recanto das Emas?

Eluides: Olha eu acho que para o Recanto das Emas, vamos começar pela administração Regional, de uns anos para cá o administrador regional tem sido só um ouvidor. O administrador escuta, leva para o governo, porque o governo centralizou tudo lá, até o governo despachar para as cidades a sua demanda é complicado!  E a gente quer deixar um legado assim conforme as coisas andam de voltar para os administradores regionais o poder que eles tinham. O administrador ia na Novacap e conseguia massa asfáltica, ia na Terracap e conseguia a terraplanagem, nós queremos trazer de volta a autonomia das administrações regionais.  Nós moradores do Recanto estamos perdendo algumas conquistas que lutamos muito para conseguir, recentemente tiraram o posto da CEB de atendimento à população, já se fala em retirar o da CAESB, daqui a pouco tiram o BRB, Banco do Brasil e aí eu pergunto, como fica cidade sem o mínimo de serviços disponíveis?

Blog: Eluídes estamos num ano propício de mudanças onde as pessoas estão mais abertas a renovação. qual a mensagem que você gostaria de deixar para aos nossos leitores?  

Eluides: A mensagem que eu deixo aos leitores do blog é que não podemos deixar essa oportunidade de mudança e renovação passar, nós melhor do que ninguém sabemos os problemas que nos assolam diariamente. No entanto não podemos nos omitir pois, quem perde somos nós, precisamos sim repensar o que de fato queremos para a nossa cidade e mais que isso está comprometido e engajado com a mudança que de fato queremos!

A equipe do blog agradece ao professor Eluides Agapito pela  presteza e atenção!

 

Fonte: Blog do Ribamar do  Recanto

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here